Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1986) e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste /UNICAMP (1998). Atualmente é professora do Centro Universitário Toledo, com experiência em Educação no âmbito docente e administrativo, atua principalmente nas seguintes áreas: infância e educação infantil, formação de professores do ensino superior, pesquisa e prática pedagógica, processos de aquisição da leitura e da escrita, processos de aprendizagem e de ensino.
Lia Mara
GrandaCategoria: produção e reestruturação de texto
No terceiro e último texto da série sobre Produção e Reestruturação de Textos no Ensino Fundamental, vamos discutir mais algumas estratégias de reestruturação textual, mostrando como desenvolver mecanismos para ajudar a criança a melhorar seus próprios textos, aprimorando a sua escrita.
R$ 39,90
4 horas
Lia Mara
GrandaCategoria: produção e reestruturação de texto
As sugestões de estratégias pedagógicas que vamos desenvolver nesse texto dizem respeito à produção e, mais especificamente, à reestruturação de textos infantis no Ensino Fundamental. Vamos continuar discutindo o processo de construção da escrita vivido pela criança, mostrando como podemos ajudá-la a produzir e melhorar seus próprios textos e que ações pedagógicas devem ser desenvolvidas para tal. Nossa intenção é analisar algumas produções de crianças do Ensino Fundamental e as estratégias utilizadas por professores para a sua execução.
R$ 39,90
4 horas
Lia Mara
GrandaCategoria: produção e reestruturação de texto
Durante muito tempo a produção da escrita nas escolas desse país esteve vinculada à imposição de um modelo sem qualquer espaço para a experimentação. Muitos de vocês devem se lembrar da escrita de frases em que deveríamos usar uma palavra dada pelo professor ou dos exercícios de “siga o modelo” para aprender a concordância nominal e verbal, todos com a intenção de facilitar o nosso entendimento de como se escreve. Passamos o ensino fundamental conjugando verbos, estudando singular e plural, os termos da oração com seu sujeito e predicado e também seus tipos. Quem não se lembra das orações sindéticas e subordinadas? Quem também não se lembra da tortura que eram as aulas de redação em que o professor dava um título e tínhamos que escrever sobre algo que mal conhecíamos ou, pior, deixava o tema livre estipulando um número específico de linhas para aumentar a nossa angústia?
R$ 39,90
4 horas
Lia Mara
GrandaCategoria: Sondagens
O objetivo maior da alfabetização é criar condições adequadas para que os alunos dominem a linguagem escrita como uma atividade social significativa. Para que isso se efetive, a formação do professor alfabetizador exige a compreensão da alfabetização como um processo de desenvolvimento da leitura e da escrita infantil calcado em estudos que envolvem a linguística, a psicolinguística, a sociolinguística, a pedagogia, entre outras áreas da ciência.
R$ 39,90
4 horas
Lia Mara
GrandaCategoria: Sondagens
O objetivo maior da alfabetização é criar condições adequadas para que os alunos dominem a linguagem escrita como uma atividade social significativa. Para que isso se efetive, a formação do professor alfabetizador exige a compreensão da alfabetização como um processo de desenvolvimento da leitura e da escrita infantil calcado em estudos que envolvem a linguística, a psicolinguística, a sociolinguística, a pedagogia, entre outras áreas da ciência.
R$ 39,90
4 horas
Lia Mara
GrandaCategoria: Sondagens
Em nosso último encontro, discutimos como realizar a sondagem e quais os conhecimentos necessários para compreender o processo de aquisição da leitura e da escrita vivido pela criança, a fim de proceder à análise das escritas infantis. Realizada a sondagem e identificados os níveis de desenvolvimento de escrita de nossos alunos, deparamo-nos com várias interrogações: “O que" faço com as escritas nomeadas na sondagem? Como vou trabalhar os diferentes níveis do conhecimento em que se encontram as crianças? Com que tipo de atividades?”.
R$ 39,90
4 horas
Lia Mara
GrandaCategoria: Sondagens
Em nosso último encontro, discutimos como realizar a sondagem e quais os conhecimentos necessários para compreender o processo de aquisição da leitura e da escrita vivido pela criança, a fim de proceder à análise das escritas infantis. Realizada a sondagem e identificados os níveis de desenvolvimento de escrita de nossos alunos, deparamo-nos com várias interrogações: “O que faço com as escritas nomeadas na sondagem? Como vou trabalhar os diferentes níveis do conhecimento em que se encontram as crianças? Com que tipo de atividades?”.
R$ 39,90
4 horas
Lia Mara
GrandaCategoria: Sondagens
Neste encontro, vamos observar escritas infantis, discutindo e mostrando atividades a serem trabalhadas em cada um dos níveis de desenvolvimento da escrita infantil, preparando o professor para empreender uma prática de alfabetização coerente com os pressupostos teóricos estudados, sem desrespeitar os conhecimentos prévios da criança. Ao mostrar exemplos de escritas infantis dos níveis pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético, vamos nos deter nas análises psicolinguística e linguística, mostrando que atividades seriam mais recomendadas para ajudar a criança a avançar nesse processo.
R$ 39,90
4 horas
Lia Mara
GrandaCategoria: Sondagens
Neste encontro, vamos observar escritas infantis, discutindo e mostrando atividades a serem trabalhadas em cada um dos níveis de desenvolvimento da escrita infantil, preparando o professor para empreender uma prática de alfabetização coerente com os pressupostos teóricos estudados, sem desrespeitar os conhecimentos prévios da criança. Ao mostrar exemplos de escritas infantis dos níveis pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético, vamos nos deter nas análises psicolinguística e linguística, mostrando que atividades seriam mais recomendadas para ajudar a criança a avançar nesse processo.
R$ 39,90
4 horas
Lia Mara
GrandaCategoria: Alfabetização Ortográfica
O texto de hoje trata das escritas de nossas crianças, trabalhando algumas sugestões de correção ortográfica. Nosso objetivo é, a partir do entendimento acerca dos tipos de erros cometidos pelas crianças e de como devemos tratá-los no espaço do Ensino Fundamental, pensar no melhor caminho para proceder à correção ortográfica.
R$ 39,90
4 horas
Lia Mara
GrandaCategoria: Alfabetização Ortográfica
O texto de hoje trata das escritas de nossas crianças, trabalhando algumas sugestões de correção ortográfica. Nosso objetivo é, a partir do entendimento acerca dos tipos de erros cometidos pelas crianças e de como devemos tratá-los no espaço do Ensino Fundamental, pensar no melhor caminho para proceder à correção ortográfica.
R$ 39,90
4 horas
Lia Mara
GrandaCategoria: Alfabetização Ortográfica
O texto de hoje trata dos erros ortográficos cometidos pelas crianças que já entenderam como funciona o sistema de escrita da Língua Portuguesa, passando a escrever. Vamos discutir, especificamente, os erros ortográficos mais comuns e as causas que os determinam. Isso nos possibilitará entender por que a criança apresenta tantos erros em suas escritas iniciais e como devemos nos preparar, recalculando nossa ação pedagógica, de modo a ajustar a escrita infantil ao padrão ortográfico da Língua Portuguesa.
R$ 39,90
4 horas
Lia Mara
GrandaCategoria: Alfabetização Ortográfica
Compreender o que acontece quando a criança se apropria do sistema de escrita, passando a ler e a escrever, é o objetivo deste texto que vai tratar da alfabetização ortográfica no Ensino Fundamental. Nosso intento é discutir as escritas de crianças que chegaram ao nível alfabético, os estranhos “erros” cometidos por elas, como se deve encarar tais erros e o que é preciso saber para levar a criança a adquirir a competência ortográfica.
R$ 39,90
4 horas
Lia Mara
GrandaCategoria: Alfabetização Ortográfica
Compreender o que acontece quando a criança se apropria do sistema de escrita, passando a ler e a escrever, é o objetivo deste texto que vai tratar da alfabetização ortográfica no Ensino Fundamental. Nosso intento é discutir as escritas de crianças que chegaram ao nível alfabético, os estranhos “erros” cometidos por elas, como se deve encarar tais erros e o que é preciso saber para levar a criança a adquirir acompetência ortográfica
R$ 39,90
4 horas
Lia Mara
GrandaCategoria: Alfabetização Ortográfica
O texto de hoje trata dos erros ortográficos cometidos pelas crianças que já entenderam como funciona o sistema de escrita da Língua Portuguesa, passando a escrever. Vamos discutir, especificamente, os erros ortográficos mais comuns e as causas que os determinam. Isso nos possibilitará entender por que a criança apresenta tantos erros em suas escritas iniciais e como devemos nos preparar, recalculando nossa ação pedagógica, de modo a ajustar a escrita infantil ao padrão ortográfico da Língua Portuguesa.
R$ 39,90
4 horas
Lia Mara
GrandaCategoria: Gêneros textuais
A língua se configura como uma forma de ação social, situada num contexto histórico, representando algo do mundo real. Os textos são produzidos em situações marcadas pela cultura e assumem formas e estilos próprios, também historicamente marcados. Conforme Vieira (2024), pode-se dizer que a comunicação verbal só é possível por meio de algum gênero que se materializa em textos que assumem formas variadas para atender a propósitos diversos. De acordo com o PNAIC (BRASIL, 2012), “o grande desafio para o ensino é trabalhar com essa diversidade textual na sala de aula, explorando de forma aprofundada o que é peculiar a um gênero textual específico, tendo em vista situações de uso, também diversas”.
R$ 39,90
4 horas
Lia Mara
GrandaCategoria: Gêneros textuais
As cartas, também chamadas de documentos epistolares, contêm uma história fascinante! Concebidas inicialmente em pedra e argila, são escritas desde a Idade Antiga, permitindo-nos conhecer o funcionamento da vida e da política da época. Os retratos dessa história vão desde as cartas dos grandes filósofos gregos, passando pelas cartas de viagem no período das grandes navegações, as cartas de amor, até as cartas escritas durante as guerras mundiais, servindo como o único meio de comunicação entre soldados e suas famílias.
R$ 39,90
4 horas